2

VISTO AMERICANO - AAA SAGA

on 14:03
Meu segundo post refere-se ao tão temiiiiiido Visto Americano J1...

O que precisamos, na maioria dos momentos, é de esclarecimentos... Então, por isso vou contar como consegui meu visto bonitãoooo lá no passaporte de uma forma altamente cansativa e estressante, mas com sucesso!

Após o meu processo de MATCH, contado no post anterior, já fui logo correr atrás de marcar o visto, pois, não sabia quanto tempo ia demorar e eu tinha pressa em resolver a situação para que eu pudesse ter meu passaporte em mãos há tempo de fazer a viagem de aniversário do meu pai [oq não aconteceu, mas tudo bem =/].

O primeiro passo foi marcar a entrevista!... Como a agência me disse que os meus documentos para o visto chegariam apenas dia 14 de março, tive que marcar o visto para 2 dias depois, a fim de garantir que não houvesse nenhum imprevisto (detalhe: era dia 10 de março e os docs já estavam na minha mão!)... Então lá estava eu marcando a entrevista para São Paulo, dia 16 de março de 2011.

E a partir desse momento foi um mês de pânico. Tinha sonhos estranhos com um Cônsul X que me fazia perguntas absurdas... sonhava que eu voltava a trabalhar no aeroporto pq perdia o dia da entrevista e não conseguia o visto para ir... e por aí foi! As pessoas tentavam me tranquilizar... Minha mãe, tadinha, ficava me acalmando, dizendo pra eu ficar tranquila que iria dar tudo certo... Meus amigos aeroportuários me diziam que eu já tinha um visto de turismo, algumas entradas no USA, e que o pessoal interpretaria da seguinte forma: “Se você já tem um visto para o USA, já foi prá lá e nunca ficou ou nunca teve nenhum problema com imigração de outros países e tudo mais, para que iria se sujeitar  tirar outro tipo de visto com más intenções?”. 

Todos faziam de tudo para dizer que ia dar certo! E por mais que eu acreditasse que eles tinham razão e que eu tinha tudo para ter meu visto em mãos, algumas notícias que as meninas publicavam nos sites de relacionamento sobre os vistos negados sem razão ou motivo aparente e aleatoriamente iam me assustando. 

Nesse meio tempo comecei a preencher o formulário DS-160 [sucks!] e a pegar toooodas as informações possíveis e imagináveis! Preenchi com a maior atenção e o maior carinho do mundo, pois, é dali que saem as informações e a sua “pré-seleção” para o visto. Considero a entrevista como uma formalidade necessária para que eles possam avaliar a postura e a desenvoltura do candidato perante essa situação; mas acho que pelo menos 75% da aceitação já é avaliada anteriormente pelas informações que são preenchidas no formulário!

O meu problema maior foi a foto! Tive que tirar foto 3 vezes até que o site aceitasse a minha... hunft! Então, nada de maquiagem e acessórios, cabelo atrás das orelhas, e nada de cabelo sobre a face [franja presa!]. Pensa numa foto bonita e que você realmente quer mostrar pra toooodo mundo! Rs... [sinta o sarcasmo... rsrsrs] 

Além do formulário, também tem aquela pequena pasta de documentos que vc tem que levar até o Consulado no dia da entrevista... Mtas pessoas optam por não levar nada, afinal, poucas são as vezes que eles pedem algum documento. Mas como eu sou uma pessoa muitoooo sortuda, achei melhor prevenir e garantir que não tivesse que passar por tudo isso de novo... Fiz uma seleção dos melhores posts sobre documentos que encontrei na internê e cheguei a uma lista que estou compartilhando abaixo com as minhas amigas futuras Au Pairs [a quem não interessar, pode pular! rs]

DOCUMENTOS PARA VISTO AMERICANO J-1

(     ) Folha de Agendamento
(     ) DS 160 - Formulário preenchido
(     ) Formulário DS-2019 – Fornecido pela agência
(     ) Comprovante de pagamento da Taxa SEVIS (anexada DS 2019)
(     ) Carta fornecida pela agência que diz que você está no programa
(     ) Todos os dados da Hostfamily

- Documentos Pessoais
(     ) 01 foto 5 X 5 recente
(     ) Passaporte
(     ) Xerox do RG/CPF/Certidão de Nascimento
(     ) Comprovante de Residência Original
(     ) Certificado de conclusão da Universidade
(     ) Declaração de imposto de renda completo e comprovante original de entrega
(     ) Extratos bancários atualizados (Conta corrente/ poupança/ investimentos/ fundos).
(     ) Carteira de Trabalho Original e 03 últimos holerites
(     ) Cópia dos Cartões de Crédito Internacional + Fatura

- Documentos Sponsor
(     ) Declaração de suporte financeiro
(     ) Cópias Passaporte e vistos – se tiver
(     ) Xerox do RG e CPF
(     ) Declaração de imposto de renda completo e comprovante original de entrega
(     ) Extratos bancários atualizados (Conta corrente/ poupança/ investimentos/ fundos).
(     ) Xerox do Contrato Social da empresa ou carteira de trabalho atualizada
(     ) Cópia dos 3 últimos pró-labores ou holerites
(     ) Cópia dos Cartões de Crédito Internacional + Fatura

- Documentos Família
(     ) Xerox da escritura de imóveis
(     ) Xerox dos documentos de carro

Dia da entrevista, 5h50 da manhã eu já estava na porta do Consulado. Havia verificado minha bolsa e, para evitar problemas, já não levei nenhum dos itens que não seriam permitidos na entrada do consulado [lista consta na página de agendamento]. Caso tivesse levado meu celular [oq me arrependi mto de não ter levado!] teria pago apenas mais 5 reais e deixado guardado em um locker num café que tem bem em frente ao local.

A fila já estava grandinha... e eles demoraram um pouco para abrir o portão e permitir que entrássemos para a triagem inicial. Fiquei conversando com um menino que estava na minha frente, que vai com a namorada pra NY e mais uns outros lugares nas férias! Ele conseguiu o visto, fiquei feliz por ele! =D Acho que o nervosismo nos leva a fazer amigos num lugar desses! rsrsrsrs...

Primeiramente, passamos pela triagem inicial, que nos dá a senha para a Captação das Impressões Digitais. Dessa mesma fila já continuamos para fazer a Pré-entrevista. Nossa, a minha foi péssima... o cara não respondeu ao meu bom dia, perguntou se eu ia ser Au Pair de novo [O.o Respondi apenas para ele ver que o meu tipo de visto era de turismo e que aquelas entradas que eu tinha no USA foram com esse propósito!], e perguntou em que cidade eu ia morar... depois disso jogou meu passaporte no balcão e mandou eu aguardar a senha para as impressões digitais...

Juro que nunca algo demorou tanto tempo na minha viiiida... parecia uma eternidade! Todos os números eram chamados, menos o meu. Já estava achando que tinha alguma coisa errada durante a pesquisa que eles fazem lá dentro, e aquilo ia me consumindo, me martelando, e eu ia ficando preocupada, trêmula, e vinha vontade de ir ao toalete e tudo mais... mas eu tinha q estar ali, firme e forte com um sorriso no rosto e uma segurança que não me pertencia naquele momento. Eis que abre um novo guichê de digitais e eu sou a primeira senha a ser chamada!!! o/

Entrei na filinha em frente ao guichê e fiquei só esperando o todo bonitão abrir a cortininha! Rsrs... Olhei a sombra na cortina era de um homem grande e tals... quando abre, um senhor negro, muito imponente, muito bonitão e váááááários caras conversando com ele... e eu ali, quase fazendo xixi nas calças e ele batendo mó papão com todo mundo ao invés de me chamar logo... Uns 5 minutos de canseira depois, o moço me chama, eu abro aquele sorriso, dou bom dia, e ele já me manda colocar os dedos na máquina [solta o cavalinho de novo! Rs]...

E eu fui lá, coloquei meus dedinhos tds bonitinhos e nada da máquina aceitar minhas impressões digitais... tipo assim, vou explicar... tenho a mão tortaaa... hasuahsuuhas... é q meus 3 dedos são mega grandes e o meu mindinho é bem pequeno... então, não conseguia forçar os 4 dedos juntos para ele conseguir marcar lá. O moço mandava eu fazer força e foi perdendo a paciência comigo! Rsrs... Até q teve uma hora [umas 10 tentativas depois] que a máquina conseguiu aceitar todas as minhas digitais... ufa! Rsrs...

Eu olhei para a fila da entrevista e não entendi naaada! Sério, pq quando fui tirar o visto de turismo, eles chamavam vc para a entrevista pela própria senha. Aí fui agradecer ao moço que tirou as digitais, desejar um bom dia e ele me pediu para aguardar na próxima fila para a entrevista. E eu, toda nervosona, perguntei: “Eles me chamam pela mesma senha?”. Nossa, acho que nem minha mãe me olhou com um olhar tão bravo depois de uma traquinagem quando eu era criança... Ele me responde: “Vc tá vendo algum painel chamando a senha??? Então vá pra fila, NOW”. [solta o cavalinho mais uma vezzzz pq essa doeu!]. Eu enfiei o rabo entre as pernas e fui pra fila, triste e descrente do mundo... agradeci e sentei esperando ser chamada para a entrevista...

Aí que a poia foi entender oq tinha acontecido! Hehehehe... eles não chamam mais pela senha, e sim pela ordem que vc sai da digital e entra lá [achei bem mais inteligente e vc não depende mais da boa vontade de alguém decidir te chamar!]...

Esse momento é o mais tenso de todo o processo... aquela pessoa ali, que vai te entrevistar, é quem vai dizer se seu visto foi concedido ou não... e tinham muitaaaaa pessoas na minha frente, então vc via uns saindo com cara de alegria, outros de tristeza... é complicado, não se pode deixar abater.

No começo, haviam apenas 3 ou 4 guichês atendendo... entre todos aqueles eu só tinha visto um Cônsul beeem animadão!! Hehehe... ele tava sentado no guichê 11 com uma camisa listrada azul céu e uma grava rosa de flores [breeeegaaaa quem né?? Rsrsrs]. Depois tinha uma Consulesa baixinha de cabelo enrolado que tinha a cara da Dona Carochinha do Sítio do Picapau amarelo, e ela parecia estar com um humor de dar gosto! Rsrs... e tinha mais dois: um Cônsul que eu tinha 99% de certeza que era o mesmo da minha entrevista do meu primeiro visto; e um outro lá que olhava com cara de nojo pra todo mundo =/

Fiquei mentalizando para todos os meus santos e anjos da guarda que eu pegasse o melhor desses, e que ele fosse legal comigo [pq eu já tava cheia de marcas de ferradura! Rs]... Quando eu estava na última voltinha da fila para a entrevista, iluminadamente abriram-se as cortinas do guichê 17. Era uma moça grande, imponente, de cabelos lisos até os ombros e uma linda unha rosa shock!!! Hahahaha... sim! Vidrei na unha da mulher! Rsrs... Ela parecia feliz, simpática, bem humorada e eu pensei, VAI SER ESSA A ME ENTREVISTAR!

Quando eu era a primeira da fila... o moço que coordena lá tava meio enrolado com uma família causando... hehehee... aí vagou o guichê 11 [q era o do moço que olhava para todo mundo com cara de nojo...] e eu já fiquei jururu na hora... mas, a moça do guichê 17 foi mais rápida no gatilho, como um cowboy do velho oeste, e apertou o botão para chamar o próximo primeiro! Eu só faltei dar um pulão mega máster de alegriaaaa =D Ela ainda nem tinha terminado com a menina q tava atendendo... really acho q ela queria me atender tb! Rs...


Vamos a entrevista:

T = Bom Dia! [abrindo um sorriso de orelha a orelha]
C = Bom Dia! Td bem com vc? [Juro, foi a primeira pessoa que se preocupou em eu estar bem ou não em um momento como aquele!] 
T = Td sim, mas pode ficar melhor [soltei a minha engraçadona! Rs]. E com a Sra?
C = [Ela abriu um sorriso com a piadinha] Sim! Obrigada por perguntar! 
T = [Entreguei os papéis] Estou aplicando para o visto J1, de Au Pair.
C = Sim! Que bom! Mais uma Au Pair! Quantas vezes vc já foi aos EUA? E quando foi a última vez?
T = 3 vezes. A última foi 12 de fevereiro, fui com meus pais à turismo em New York! E ainda tenho mais uma viagem programada antes de iniciar como Au Pair [abri aquele sorriso!]
C = Vc gostou de lá? Aproveitou essas viagens?
T = Sim! Sim! Gosto muito de lá e do Canadá!
C = [ela sorriu!] O Canadá tb é um ótimo lugar para se morar... O que você fez durante sua estada no Canadá?
T = Meu programa de intercâmbio era de estudos e trabalho, mas eu apenas estudei inglês na cidade de Toronto; como foi na época da crise, em 2009, arrumar um posto de trabalho estava difícil, e acabei voltando para casa antes do previsto.
C = [Ela concordou e fez uma cara de pesar] Ok, start training your English... Where you will live?
T = [em inglês] Vou morar com uma família [falei o nome da família e dos integrantes] com duas crianças, uma de 1 ano e 8 meses e outra de quase 4 anos, em Stamford, Connecticut.
C = [em inglês] Oh! Great! O que vc pretende estudar enquanto estiver por lá, visto que vc tem um nível de inglês muito bom?
T = [em inglês] Eu tenho sim um bom nível de conversação, mas minha gramática não é das melhores [Ela deu uma risadinha marota e ficou digitando horroreeeeees no PC]. Então pretendo fazer um curso de inglês para melhorar a gramática e tirar a proficiência... tipo como TOFEL ou something else. E depois, quero me dedicar a um curso de Business and Marketing, visto que na cidade onde vou morar tem a Universidade de Connecticut e pretendo aproveitar essa oportunidade para fazer algo que acrescente muito na minha formação quando eu voltar para o Brasil! [Gente, na hora que eu falei isso, ela parou de digitar, olhou para o meu rosto e voltou a digitar um monte! Hehehe]
C = [em inglês] E o que você pretende fazer quando voltar para o Brasil?
T = [em inglês] Quero continuar na minha área de formação, que é Turismo; sempre trabalhei no aeroporto, e gosto muito do que faço, mas para conseguir melhores colocações e cargos que me proporcionem crescimento profissional preciso melhorar o inglês e fazer um curso na área da administração, assim saio do operacional e vou pra administração e marketing de uma grande empresa. Perdi uma grande oportunidade agora no começo do ano por não ter a formação exigida e
nada como uma formação no exterior para vc ter mais chances no mercado de trabalho brasileiro!
C = [Ela assentiu e abriu um megaaaa sorrisão, mas continuou falando ainda em inglês] Muito bom saber de tudo isso, mas peço apenas que vc sempre se informe com a instituição que vc irá fazer cursos se o seu tipo de visto é aceito para oq vc quer cursar, assim, vc evita problemas com o Serviço Social Americano e problemas para vc tb! [tipo, senti que foi só um advise, mas juro que a hora q ela falou isso pensei... FO#$%! Ou ela já me deu o visto, ou não vai me dar essa joça pq eu qro estudar =/]
T = [em inglês, tremendo mais q vara verde!] Muito Obrigada e pode ter certeza q farei tudo dentro do permitido!
C = [abriu um meeeega sorrisão e falou em português] Seu Visto foi concedido e espero que vc realmente tenha um ótimo ano de Au Pair e enjoy os USA!
T =  Obrigada! Pode ter certeza q irei aproveitar ao máximo! Mais uma vez OBRIGADA e tenha um ótimo dia!
C = Vc também!
T = By the way, adoooorei seu esmalte ;D
C = Thanks e riu mtooo!


* Minha entrevista foi um pouco longaaaa e diferente, pois, já estive nos USA antes, já estudei inglês em outro país e eu realmente não sabia como isso seria interpretado! Mas a consulesa bonitona das unhas coloridas foi com a minha face e me concedeu o VISTO!!! Eu saí de lá praticamente pulando e saltitando, dando cambalhota, mortal! Rsrs... Peguei um orelhão lá dentro e liguei para minha mamãe, para avisar, umas 9 da matina, que meu visto tinha sido concedido e q agora era verdade verdadeira: 1 de maio eu vou embora!

Desculpem-me pelo loooongo post, é q o visto é uma  epopeia e o post não tinha como ser resumido! 

Meninas que ainda vão passar por esse processo: é difícil, dá nervoso, ataca gastrite, vc fica noites e mais noites sem dormir... e quando dorme tem vários nightmares com Cônsul monstro negando seu visto e blá blá blá... Cada entrevista é uma entrevista, cada Cônsul é um Cônsul, cada dia é um dia... mas vá preparada, com os documentos, treine bastante o inglês e se apegue aos deuses de sua crença que tudo dará muito certo!

Obrigada a minha mãe, que aguentou todo meu mimimi e chororô pré-entrevista; a minha Host Family que me mandou sempre good vibrations e disse que não tinha pq me negarem o visto porque eu sou “So adorable”; aos meus amigos que realmente conseguiram me aturar durante todo esse processo tão sacrificante... principalmente ao Mike [mais novo seguidor do meu blog, que ADOORA ler #sarcasm!] e que nem sei se vai ler até aqui, mas foi a pessoa que me fez sair para comemorar o visto e me fez comer as 19h00 [pq eu ainda naum tinha conseguido comer NADA até então]. A todos que me apoiaram e torceram por mim, meu mais sincero OBRIGADAAAAA!!!

I GOT MY VISA on March, 16!

Meu passaporte chegou toooodo bonitão uma semaninha depois [e eu enchia todo dia o saco do porteiro para perguntar se tinha chego um envelopinho plástico com um papel bem duro dentro!! Até o dia que ele me viu subindo o elevador e me chamou no interfone mandando eu descer que tinha chego o tal envelope! Rsrsrs]... e fiquei só esperando esse momento chegar...



Faltam 07 dias o/


XoXo
 

|

2 Comments


nossa fala pro cara tentar o boi porque o cavalo esta perfeito!
oloco falou pra vc se vc estava vendo algum painel com senha??? esse dormiu de calça jeans....rs
ai tá chegando dia 1 eim...ai ta chegando!
Beijos


Aeee... Audrey é uma seguidora atiiivaa!!! Yupii o/ rsrs... Quem sabe um dia chego a ser uma @Beatriz Morgado!!! ;D

huashuashuasas... nem me lembre o tanto de patada q eu tomeeei, que já me dói... faltam só 6 dias!!! mimimiiii.... Tô preparando post novo!!! *.*

Postar um comentário

Copyright © 2009 Tay =] All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates